FAQ

Perguntas Frequentes
A Certificação Biosphere aplica-se a que empresas?
A todas as empresa da cadeia de valor do setor turístico, todas aquelas que de forma direta ou indireta contribuem para o reforço da experiência do turista.
A Certificação Biosphere obriga a investimentos físicos?
As melhorias a introduzir podem implicar algum investimento físico, como a remodelação ou adequação de espaços, mas caso represente investimento financeiro, a melhoria é deixada ao critério do empresário, não sendo  obrigatória para a Biosphere. Nesse caso, procuram-se objetivos e ações que sejam convergentes com a melhoria da sustentabilidade e, ao mesmo tempo, com a disponibilidade financeira da empresa.
Como é atribuida a Certificação?
A Certificação é atribuída após auditoria e verificação do grau de cumprimento dos requisitos definidos pelo Referencial Biosphere Responsible Tourism. A empresa tem de assegurar, pelo meno,s o cumprimento de 75% dos indicadores para que lhe seja atribuída a Certificação Biosphere, sendo que há critérios que são de cumprimento obrigatório.
Como se processam as auditorias?
As auditorias são anuais, normalmente presenciais, mas, caso a Biosphere Responsible Tourism entenda adequado, poderão também  vir a realizar-se através desta plataforma.
Como surgiu a Biosphere no Alentejo/Ribatejo?
A Turismo do Alentejo/Ribatejo destaca no seu plano de ação a «Certificação e Internacionalização do Destino» como uma prioridade. Neste sentido, propõe-se desenvolver um programa para a «Certificação do Destino Alentejo/Ribatejo», que conta com os contributos de parceiros estratégicos, cuja participação acrescenta valor ao projeto, tornando-o uma referência a nível nacional e internacional.
Estamos perante um projeto único, de uma dimensão transversal a toda a cadeia de valor e com especificidades muito próprias, por ser aplicado a destinos turísticos, como o Alentejo e o Ribatejo. A escolha do referencial «Biosphere Responsible Tourism», que resultou da realização de um concurso público, surge por ser uma Certificação de adesão voluntária a um sistema de gestão que potencia a sustentabilidade, sendo reconhecido pela UNESCO, UNWTO (United Nations World Tourism Organization) e GSTC (Global Sustainable Tourism Council). Acrescem como argumentos favoráveis a esta tomada de decisão, destacam-se os seguintes elementos:
a. Referencial preexistente, credenciado e reconhecido internacionalmente;
b. Requisitos exigentes mas ágeis na adaptação às dinâmicas culturais, patrimoniais e socioeconómicas do destino;
c. Integração de projetos executados ou em execução no âmbito do plano de atividades da Turismo do Alentejo e Ribatejo;
d. Vertente da «Satisfação das Comunidades Locais» e do «Desempenho do Negócio»;
e. Evidências de aplicabilidade dos requisitos em destinos turísticos;
f. Processo de desenvolvimento flexível, modular e gradual.
Em que consiste a Certificação Biosphere?
A Certificação BIOSPHERE corresponde ao desenvolvimento de um processo de capacitação e alinhamento das práticas desenvolvidas pela indústria do turismo com os requisitios e critérios da Biosphere Responsible Tourism, através de uma metodologia de atuação em constante mudança e adaptada às tendências do mercado turístico, seguindo as boas práticas da dinamização sustentável, económica, comercial, turística, cultural e social.
Com a Biosphere, aborda-se a sustentabilidade através de uma óptica global e integradora (responsabilidade social corporativa, qualidade do serviço, gestão ambiental...), com especial enfoque naquilo que a indústria turística deve e pode fazer para o cumprimentos dos 17 Objetivos da Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, e na procura de um compromisso para a sustentabilidade turística do destino, das empresas e dos serviços que o compõem.
Há requisitos mínimos que têm de ser cumpridos para a obtenção da Certificação?
Sim, a empresa tem de assegurar pelo menos o cumprimento de 75% dos indicadores para que lhe seja atribuída a Certificação Biosphere, sendo que há critérios que são de cumprimento obrigatório, definidos em função da tipologia da empresa.
O que é a ADRAL?
A ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, S.A. foi legalmente constituída a 18 de junho de 1998, enquadrada no Decreto-Lei n.º 88/88 de 19 de março. É constituída por um leque de 65 acionistas que, desde o primeiro instante, acreditaram na sua missão e apoiaram o estabelecimento de uma entidade de âmbito regional cuja finalidade se pauta pela articulação de esforços, pela concertação de interesses e pelo contacto direto e no terreno com todas as entidades, contribuindo de forma inequívoca para o desenvolvimento socioeconómico da Região Alentejo.
O que é a Biosphere Responsible Tourism?
A Biosphere Responsible Tourism representa um conjunto de referenciais de boas práticas de turismo sustentável à escala global desenvolvidos pelo Instituto de Turismo Responsável, uma ONG internacional vinculada à UNESCO, membro fundador do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) e membro afiliado da Organização Mundial de Turismo (OMT).
A Biosphere Responsible Tourism e os seus referenciais promovem modelos turísticos que contribuem de forma efetiva para a manutenção e proteção dos bens patrimoniais, culturais e naturais dos destinos, e promovem também o desenvolvimento sustentável na indústria turística, através do fomento da utilização dos recursos endógenos das respetivas comunidades, contribuindo positivamente para a sua comercialização.
O que é a Entidade Regional de Turismo?
A Turismo do Alentejo, E.R.T. tem por missão a valorização e o desenvolvimento das potencialidades turísticas da respetiva área regional de turismo, a sua promoção no mercado interno alargado, compreendido pelo território nacional e transfronteiriço com Espanha, bem como a gestão integrada do destino no quadro do desenvolvimento turístico regional, de acordo com as orientações e diretrizes da política de turismo definida pelo Governo e os planos plurianuais da administração central e dos municípios que a integram.
São atribuições da Turismo do Alentejo, E.R.T.:
a) Colaborar com os órgãos da administração central e local com vista à prossecução dos objetivos da política nacional que for definida para o turismo, designadamente no contexto do desenvolvimento de marcas e produtos turísticos de âmbito regional e sub-regional e da sua promoção no mercado interno alargado;
b) Definir o plano regional de turismo, em sintonia com a estratégia nacional de desenvolvimento turístico, e promover a sua implementação;
c) Assegurar o levantamento da oferta turística regional e sub-regional e a sua permanente atualização, no quadro do registo nacional de turismo, e realizar estudos de avaliação do potencial turístico da respetiva área territorial;
d) Organizar e difundir informação turística, mantendo e/ou gerindo uma rede de postos de turismo e de portais de informação turística;
e) Dinamizar e potenciar os valores e recursos turísticos regionais e sub-regionais;
f) Monitorizar a atividade turística regional e sub-regional, contribuindo para um melhor conhecimento integrado do setor;
g) Assegurar a realização da promoção da região, enquanto destino turístico e dos seus produtos estratégicos, no mercado interno alargado compreendido, pelo território nacional e transfronteiriço com Espanha.
O que fazer para apresentar uma candidatura à Certificação Biosphere?
Pode fazer a avaliação do nível de sustentabilidade da sua empresa nesta plataforma e iniciar depois o seu processo de Certificação.
Posso recorrer a financiamento comunitário para obter a certificação do meu alojamento?
Não, de momento não existe uma linha de financiamento dedicada à obtenção de certificação, embora exista um conjunto de programas de apoio que poderão ser mobilizados na capacitação do seu alojamento para a obtenção da mesma. Entre em contacto connosco para saber mais informação.
Quais são as áreas de negócio que a Biosphere trabalha?
As áreas trabalhadas são a  área estratégica, de gestão, marketing e comercial, operação e gestão dos serviços, gestão de pessoas, responsabilidade social, aprovisionamento e fornecedores e gestão da eficiência e ambiente.
Click here to see your activities