Boas Práticas

Criação de espaços ajustados a novos segmentos de mercado, como salas para reuniões ou espaços para crianças.
Desempenho do negócio
Criação de parcerias para preservação e divulgação do artesanato/produção local (ex.: cogumelos em serradura de cortiça).
Desempenho do negócio
• Disponibilização de portfólio da região, com ofertas no website da unidade e em tablet disponível na receção.
• Integração da rede de Wi-Fi e de todo o processo de check-in, de modo a recolher dados e poder tomar decisões/criar produtos mais customizados para os segmentos-alvo.
• Recolha dados dos clientes: nacionalidade, idade, sexo, tipo de turismo, propósito da viagem, atividades realizadas durante a estada, budget diário, critérios para escolha do estabelecimento.
• Criação de conta em diferentes redes sociais: Facebook, Twitter, Google+, Whatsapp, Instagram e Pinterest.
• Criação de oferta de videojogos ou video on demand.
Desempenho do negócio
• Oferta ao segmento corporate de convite de desconto no suplemento da 2.ª pessoa, para incentivar o retorno em regime de estadia familiar.
• Alargamento dos serviços ao ar livre na época baixa, como forma de promoção do bem-estar e de um estilo de vida saudável.
• Disponibilização de mesa de snooker para segmento corporate.
• Contratação de equipa para vigilância de crianças em determinados eventos, como a Passagem de Ano.
Desempenho do negócio
• Convites a artesãos para produção ao vivo e realização de workshops do it yourself, ligados a produtos e ofícios da região.
• Transformação de salas de reuniões, nos períodos de férias escolares, em salas de jogos, com TV e projeção de filmes.
• Estabelecimento de acordos com médicos para assistência no local, com indicação deste serviço no diretório.
• Criação de atividades noturnas para famílias.
• Reutilização dos espaços de bar para provas de vinhos, eventos gastronómicos e espectáculos.
Desempenho do negócio
Análise bimensal dos segmentos de clientes, de forma a avaliar a dinâmica do mercado e definir ações na área comercial.
Desempenho do negócio
• Promoção de ações de conciliação da vida pessoal, familiar e profissional.
• Implementação de medidas de acesso do  staff a espaços exclusivos para convívio e self-catering, de modo a garantir conforto no local de trabalho.
• Criação de uma base de dados com todo o tipo de serviços que possam ser úteis aos colaboradores com filhos e com familiares idosos.
• Implementação de sistemas de avaliação de desempenho, nos quais as equipas sejam incentivadas a avaliar o desempenho dos seus superiores hierárquicos.
• Flexibilização do horário de trabalho.
• Implementação de medidas de acompanhamento de proximidade no desenvolvimento dos primeiros anos de vida dos filhos.
• Acesso, por parte dos familiares, a alguns serviços do hotel.
• Estabelecimento de parcerias com gabinetes de serviços de aconselhamento, de forma a ajudar os colaboradores a resolver problemas pessoais, domésticos ou profissionais susceptíveis de terem repercussões no desempenho profissional.
Desenvolvimento económico e social local
• Disponibilização anual do espaço da unidade como ponto de recolha de dádivas sanguíneas.
• Desenvolvimento de códigos de conduta para parcerias locais.
• Doação de  lençóis, toalhas, almofadase e outros materiais a IPSS.
• Divulgação da política de compras responsável junto dos fornecedores locais, capacitando-os para a sustentabilidade.
• Disponibilização da unidade para participação em palestras/aulas/seminários e outras iniciativas que prevejam a partilha de conhecimento.
• Realização de leilões de uma noite para novos associados dos bombeiros locais.
• Implementação de sistemas de apoio social, incluindo: cantina, creche, serviços médicos, transportes, ginásios, seguros, plano de pensões.
Desenvolvimento económico e social local
Realização de workshops em matéria de conciliação entre vida profissional, pessoal e familiar.
Desenvolvimento económico e social local
• Instalação de coberturas nas piscinas de modo a reduzir a evaporação quando a piscina não é utilizada e verificação diária das bombas e filtros diariamente.
• Substituição das panelas tradicionais por panelas que não usem água.
Gestão ambiental
Instalação de sistema gota-a-gota nos espaços verdes.
Gestão ambiental
• Disponibilização de informação aos clientes sobre a sua pegada de carbono e aplicação de desconto em % abaixo de determinado valor.
• Interrupção do funcionamento de todos os equipamentos que consomem energia quando não estão a ser utilizados, instalando temporizadores e/ou sensores quando necessário.
Gestão ambiental
• Instalação de sensores em zonas onde não se registe tanta circulação de pessoas, nomeadamente durante a noite.
• Utilização de lâmpadas com orientação vertical descendente.
Gestão ambiental
Reorganização dos fornecedores, com aceitação de entregas apenas em horário controlado.
Gestão ambiental
• Pedido aos fornecedores de mercadorias que desliguem os motores dos veículos durante a entrega.
• Criação de zonas de não fumadores em áreas públicas.
• Não mistura de produtos de limpeza, uma vez que esta pode aumentar a toxicidade dos mesmos.
• Criação de espaço para bicicletas.
• Cooperação com outras empresas de modo a reduzir custos de transporte.
Gestão ambiental
• Separação de todo o papel e cartão produzido e entrega nos pontos de recolha do Banco Alimentar (campanha «Papel por Alimentos»).
• Reciclagem de desperdícios das amenities.
• Oferta de desperdícios das amenities a IPSS para venda noutros formatos.
• Pedido a fornecedores para que recolham caixotes e paletes para reutilização posterior.
• Produção de adubo a partir de resíduos orgânicos incluindo comida e cortes de relva, utilizando práticas de compostagem.
• Instalação de ecopontos nos quartos, produzidos com materiais da região (cortiça).
Gestão ambiental
Instalação de sinalética de incentivo à poupança de água e energia pelos colaboradores, com entrega de prémio à sugestão mais original.
Gestão ambiental
Convite a alunos do pré-escolar para criação e baptismo de hortas biológicas.
Gestão ambiental
• Criação de plano de incentivo aos turistas para que participem em atividades de proteção ambiental e biodiversidade, como plantação de bolotas em zonas afetadas por incêndios.
• Criação de plano de incentivo aos colaboradores para que participem em atividades de limpeza dos espaços verdes do concelho, como teambuilding.
Gestão ambiental
• Organização de sessões de sensibilização para fornecedores/produtores sobre práticas de sustentabilidade.
• Entrega de «Certificado de Fornecedor Sustentável».
Gestão ambiental
• Desenvolvimento de um mecanismo de recolha de feedback e disseminação de ideias para projetos de sustentabilidade.
• Criação de task force para sustentabilidade:  equipa responsável pela sustentabilidade transversal na organização composta por, pelo menos, um membro de cada departamento (housekeeping, marketing, finanças) e função, inclusive chefia de topo.
Gestão ambiental
• Tradução da carta do restaurante para braille.
• Auditoria à acessibilidade visual da unidade.
• Divulgação dos produtos que compõem um pequeno-almoço saudável.
• Instalação de som e botões em braille nos elevadores.
• Disponibilização de ofertas vegan e vegetarianas.
• Sensibilização do staff para a ética e tratamento igualitário dos clientes.
• Utilização de linguagem inclusiva no site, diretório e demais suportes informativos da unidade.
• Disponibilização de cadeira-de-rodas.
• Inclusões de descrições áudio no site.
• Atribuição da responsabilidade a um ou vários colaboradores, devidamente capacitados em linguagem gestual,  para receber e providenciar informações a pessoas com limitações.
Gestão da satisfação dos clientes
• Aumento do n.º de placas de identificação da unidade de alojamento no percurso de chegada.
• Disponibilização ao cliente de questionários de satisfação.
Gestão da satisfação dos clientes
• Realização de simulacros anuais de incêndio, com envolvimento dos hóspedes e entrega de certificados de participação.
• Manutenção das vias de evacuação incluídas no plano de emergência sempre desimpedidas e sua monitorização regular.
• Disponibilização de informação no diretório sobre o plano de emergência e sobre as medidas de combate a incêndios e atitudes corretas a tomar e/ou a evitar.
Gestão da satisfação dos clientes
• Estabelecimento de parceria para visitas a empresas locais.
• Formação do staff para fornecimento de informações completas sobre o Destino (espaços a visitar e transportes).
• Formação do staff sobre gastronomia típica.
 • Realização de exposições com obras de artesãos locais.
• Realização de wine markets anuais.
• Criação de sobremesas única e exclusiva da unidade, para período da época baixa.
• Criação de parceria com restaurantes locais e negociação de vantagens para hóspedes da unidade.
• Serviço de chá de origem local aquando do check-in.
Património e cultura
Alinhamento da farda utilizada com a identidade local.
Património e cultura
• Criação de parceria para preservação e divulgação do artesanato local: bolota, azulejos, etc.
• Produção dos suportes de identificação dos colaboradores em material típico da região.
• Criação de panfletos ou de outro tipo de iniciativas para incentivo à preservação dos recursos culturais.
• Realização workshops familiares sobre cozinha local.
• Convite a artífices regionais para fabrico e exposição de produtos manufaturados.
Património e cultura
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