Manual de Sustentabilidade

«O turismo é uma atividade transversal que pode contribuir para a luta contra a pobreza, a proteção da natureza e do meio-ambiente e para a promoção do desenvolvimento sustentável.»
(Carta Mundial de Turismo Sustentável +20)
A Organização das Nações Unidas definiu 2017 como o «Ano Internacional do Turismo Sustentável». Esta decisão, tomada em 2015, reconhece a importância do Turismo como forma de «estimular a melhor compreensão entre os povos em todos os lugares, e conduz a uma maior consciência da herança de várias civilizações e a uma melhor apreciação dos valores inerentes de diferentes culturas, contribuindo assim para o fortalecimento da paz no mundo».

Para a Organização Mundial do Turismo (OMT), Turismo Sustentável é aquele que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento económico da atividade turística, isto é, um Turismo que é capaz de satisfazer as necessidades das presentes e das futuras gerações.

Estamos num ponto de viragem, e cabe-nos afirmar a sustentabilidade do Turismo nos seus três grandes pilares – economia, sociedade e meio-ambiente, para que consigamos assegurar o aumento dos proveitos turísticos atuais e futuros.

Conheça a Estratégia de Sustentabilidade definida pelos parceiros do projeto, tendo como base de análise os resultados obtidos no Diagnóstico de Sustentabilidade efetuado a Pequenas e Médias Empresas do setor do alojamento turístico no Alentejo, bem como o referencial de certificação implementado.
O «Plano de Ação de Sustentabilidade para o Território Alentejo e Ribatejo» tem como objetivo traçar e definir indicadores e metas concretas para ações que irão contribuir para o desenvolvimento do subsetor do alojamento deste território, em linha com as novas tendências de procura dos clientes nacionais e internacionais a nível turístico e data de fevereiro de 2017.
Click here to see your activities